domingo, 30 de novembro de 2008

O que você sabe?

Aterrisou por aqui a ausência.
Falar mais pra quê? Parece sem propósito, parece tão monótono. Ninguém mais lê. Todo mundo só quer ver. Ver não é ler.
Ler é também interpretar e ainda que não se interprete, ler continuará sendo uma forma de aprendizado. Quando apenas se vê, existirá apenas uma memória passageira. Quando se lê, a questão lida é auto-discutida, sentida, internalizada, agregadora.
Não leia. Veja. Olha, a ausência!

sábado, 29 de novembro de 2008

O verdadeiro significado

O fim do ano está chegando e com ele começa a temporada dos gastos descomunais e até mesmo irracionais.
Se a crise dos Estados Unidos, que virou crise mundial, não afetar suas finanças, pode ter certeza que será seduzido pelo crédito. Em 30,60 ou 90 dias. O que é isto? Apenas uma maneira de adiar as preocupações de como pagar.
Mas o que importa é o momento. Portanto, vamos quebrar os porquinhos, abrir os cofrinhos e participar dessa maratona consumista que dá sentido ao Natal e ao Ano Novo!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

O que há por trás da máscara?

Quem é você pra dizer que eu não presto? Você que tá corroído de preconceitos e vestido de medos? Tamanha é sua covardia que não tem coragem de mostrar suas escolhas. Qual o problema de um homem gostar de filmes românticos? Acaso isso fere sua masculinidade? Qual o problema de um homem ouvir músicas de banda emo? Quem é emo é a banda, não o ouvinte, necessariamente. E qual seria o problema de você ser gay? Desde que você não seja um assassino, um pedófilo, um bandido, você não deve temer em se mostrar. Eu não temo. Eu sou fodão. Ponto final.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Sociedade Artificial

Esqueça o que te falaram sobre saúde. Não precisa fazer regime. Finja que nunca ouviu falar em dieta da sopa, do alface, da água, das proteínas, dos carboidratos, dieta do diabo a quatro.
Não precisa se preocupar em manter a boa forma. Logo não existirão mais academias, ciclovias, pistas exclusivas de pedestres.
Em um futuro próximo, as pessoas já não saberão mais o que é fazer cooper ou correr. Nossos parques serão locais de colheita de silicone, botox e qualquer outra coisa que sirva para levantar (a auto-estima?). As águas virarão gigantescas fontes de lama, chocolate e qualquer outra coisa que sirva pra rejuvesnecer (o quê?).
Vamos viver de luz. Luz do laser, é claro. E a ultravioleta, das máquinas de bronzeamento artificial.

sábado, 22 de novembro de 2008

Problemas à parte, PARTE 2

Está de ressaca? Recebeu um fora? A chuva atrapalhou seus planos? O calor tá infernal? Seu cabelo te incomoda? A vida está monótona? Não consegue um trampo que preste? Seus amigos são enrolados? Virou vítima de fofocas?
Bem, enquanto você não se torna uma celebridade, convido-lhe para um momento de descontração.









Não tem como errar.












Gengibre macho.













Bar Gay
















Outro cão híbrido
















Seja como Chuck Norris.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Problemas à parte, PARTE 1

Ficou preso no engarrafamento? As outras filas andaram mais que a sua? Brigou com a namorada? Está estressada com o namorado? Ainda não apareceu o príncipe encantado? A mulher te deu corno? Problemas no trabalho? Com a sogra? A crise financeira dos Estados Unidos já atinge seu bolso?
Bem, enquanto Obama e os 7 anões não salvam você e o mundo de todos esses problemas e outros mais, convido-lhe para um momento de descontração.













Atoladinho











Moda Sul-Coreana
















Cão sortudo (preso aí depois de um impacto a mais de 100km/h)














Cãozinho-panda





Restaurante WC no Japão

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Veja bem,

A Veja é uma revista singular. Destemida, cara-de-pau, de uma ética jornalística incomparável. Ética quase nenhuma.
A Veja é uma revista que representa tudo aquilo que é um veículo de comunicação: parcial. O problema que parcial, descaradamente. Enquanto todos os outros veículos ainda tentam disfarçar a parcialidade por trás de uma falsa moral e credibilidade, a Veja não tá nem aí.
Direitista, mais que na cara. Um prato cheio para as emissoras de TV que dizem estar prestando um jornalismo investigativo-imparcial-esclarecedor. Não que eu seja da Esquerda, mas o mínimo que se espera de uma publicação é uma notícia confiável, mas o artista pinta o quadro como quer, embora minha pintura favorita sejam os 450.968.478.589.6... anúncios veiculados nela. Mais anúncio do que "conteúdo jornalístico", ainda bem.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Xi... O bicho cheirou!

Cocaína era artigo de luxo. Quem viveu na época áurea das discotecas, embalado por sucessos oitentistas, bem sabe o quão segmentado era o consumo.
A droga se popularizou, mas nem por isso os ricos e famosos deixaram de usar. A classe artística, por exemplo, já explicitou várias vezes o alto consumo de drogas nos bastidores. É preciso ser forte. E quem não é, entra no mesmo saco de farinha do galã Fábio Assunção.
Na moral, o cara pagou um micão. Afastado pela própria Rede Globo por conta de sua irresponsabilidade com as gravações do folhetim das 18h, o assumido cheirador AGORA vai se tratar.
Só quando os castelos caem, os cheiradores se dão conta que drogas estragam a vida. Os cheiradores oitentistas que o diga hoje em dia.

Rodízio? Adoro churrasco!

Comprei um carro lindo. Finalmente acabou o tempo de ficar horas esperando um ônibus ou enfrentar o aperto no metrô.
O carro é tudo o que eu sonhava. Imponente, forte, veloz. Agora me sinto livre. Não preciso mais me preocupar como voltar pra casa quando sair de uma festa nem como vou levar dezenas de sacolas de compras pra casa.
Infelizmente, essa é só uma história que traduz um sonho meu: sair deste engarrafamento filho da puta. É muito carro pra pouco asfalto, mas meu carro eu não vendo! Nã-nã-ni-nã-não! E o rodízio que se f***.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O salvador do mundo x O salvador de indivíduos

Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos, mas também o salvador do mundo. Ele é a esperança que todos têm de melhorar as dores do mundo.
Enquanto cada país reclama de seus problemas e seus respectivos governantes parecem incompetentes diante do negro presidente, uma nova esperança surge a cada dia. A esperança de um salário melhor, de um emprego melhor, de uma casa melhor, de um carro melhor, de uma vida melhor. Miudezas se comparadas com a esperança de milhões de pessoas que não desistiram da dignidade por conta da fome, da seca, das guerras, das doenças incuráveis.
Incuráveis, talvez não. Ontem foi anunciado que um paciente com leucemia e AIDS recebeu uma medula há 2 anos de alguém que tem resistência ao vírus HIV. Resultado: o transplantado vem fazendo exames de lá pra cá e não apresenta mais o vírus, estando aparentemente curado.
Obama é o salvador do mundo, pessoas resistentes ao vírus HIV são possíveis salvadoras de indivíduos. Obama salvará indivíduos até que ponto?

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Um mito sempre se reinventa

Quando pensa que faliu, dá a volta por cima.
Ela não é assim uma BBC. Xi... Passa longe disso, mas já faz parte da história do Brasil.
É uma das mais importantes, principalmente pelos estigmas a ela conferidos. Pertencente ao cara mais carismático de toda a mídia televisiva, vez ou outra ela tem seus picos de sucesso.
Já divertiu os brasileiros ao propor topar tudo por dinheiro, a passar um domingo legal dentro da banheira, a conhecer como seria uma casa de artistas, e depois de uma enorme lista, propõe sermos desprezados por uma guria que mal saiu das fraldas, mas já é a sua mina de ouro.
SBT, Sistema Brasileiro de Televisão. Falem bem ou mal, mas falem dela.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Proposta indecente

Estava no Orkut, quando numa comunidade, um tópico propunha a questão: Os programas religiosos deveriam ser proibidos na TV?
Vejamos.
As novelas deveriam ser proibidas? Os filmes? Os Big Brothers? As bundas? Os peitos siliconados? Os programas de cultura inútil?
A TV, embora enfrente a concorrência da Internet, é ainda a principal fonte de entretenimento dos brasileiros. O que seria dos fanáticos religiosos, que acham as novelas, os filmes, os Big Brothers, as bundas, os peitos siliconados e os programas de cultura inútil coisas do diabo, senão fosse o momento de fé?
O que deveria ser proibido é a exaltação ao coisa ruim pra adorar a Deus, o preconceito enrustido em personagens estereotipados globais, o mau gosto dos roteiros, a relutância em abandonar o velho, as fórmulas prontas do repeteco de sucesso decadente, as marionetes, a banalização da cultura.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Do crime ao Evangelho

Morava num barraco com sua mãe e seu irmão. Nunca gostou muito de trabalhar. Preferia a vida fácil de bandido.
Sua sorte era tamanha, mas não por motivos miraculosos. Ele tinha o sangue forte do negro enrustido numa capa branca. Corria rápido. Conseguia se esconder pelas ruelas de sua favela.
Um dia o homem foi preso. Apanhou, sofreu, chorou. Disse que se arrependeu e ficou livre por bom comportamento. Agora ele é de Deus.
Continuou sem nada. Nenhum puto no bolso. Ainda assim, arrumou seus cabelos desgrenhados e foi procurar um emprego. Na construção perto do presídio, conseguiu uma segunda chance. Esforçou-se pra ser aceito, mas difícil aceitar um cara que até já matou.
Não sabia onde andava sua mãe. Talvez tivesse morrido de desgosto. Seu irmão, embora fosse responsável, era seu cúmplice. Acobertava-o. Ficara revoltado e entrou também para o crime. Morreu. Ou não. Vendo o sofrimento ao lado, dedicou-se também ao Evangelho. O Cristo, porém, não passava de um objeto de madeira.


Baseado na música O Cristo de Madeira, interpretada por Ana Carolina.
http://br.youtube.com/watch?v=D_99COvc02g

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Liberte o louco que tem dentro de você

Pode ser que muitos não concordem, mas defino liberdade como poder fazer tudo o que der na telha. Então, vejamos.
Hoje eu estou com vontade de sair nua pelas ruas. Mas eu não posso, porque certamente algum policial irá me prender por atentado ao pudor.
Amanhã pode ser que me dê vontade de transar na calçada em frente ao condomínio que moro. Provavelmente alguns vídeos irão parar no Youtube. Porém não quero manchar a minha reputação. Não quero ser mal vista pela sociedade.
Ontem eu não quis tratar bem o meu chefe. Ele é um cara muito chato. Por que eu tenho que todo dia dar bom dia e boa noite pra ele? Coisa incômoda esse negócio de educação, sem contar que ele é meu chefe.
Não posso usar biquíni pra ir trabalhar, não posso me encostar num muro e fazer minhas necessidades, bem como os homens fazem, não posso isso, não posso aquilo, devo dizer que o cabelo de minha amiga está lindo só pra ela não ficar triste, devo milhões de coisas.
Algum dia esquecerei as convenções sociais, a educação, a reputação, ou seja, ficarei louca. Só os loucos são livres.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Como não ser criativo

Paira por aqui uma onda de não-criatividade.
Quando houve a ditadura, os artistas tinham que se virar pra apresentarem suas artes. Tudo era mais rico porque metáforas bem feitas são por si só ricas.
Hoje, época de amores instantâneos, artistas desprovidos de arte e inexplicável medo de errar, não existe mais metáfora. Nenhuma música, novela ou filme entra pra história, salvo algumas raríssimas exceções, embora não lembre de nenhuma agora.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Lei de Talião na Constituição

Um crime brutal sempre enfurece um cidadão de boa fé.
Há crimes que são injustificáveis. Dane-se se foi por vingaça, passional, premeditato ou não.
O que explica espancar idosos até a morte?
O que explica matar os próprios pais a golpes na cabeça enquanto dormem?
O que explica torturar e matar uma jovem?
O que explica esfaquear uma criança e abusá-lo sexualmente depois de morto?
E nesse país onde a Constituição já está ultrapassada, ninguém teve a coragem de reelaborar as nossas leis.
Por que não a pena de morte?
Que fim merece uma criatura fria e cruel senão amargar dias de sofrimento sob a Lei de Talião?

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Presidente Morgan Freeman

Só alguém de raça forte pra suportar todo o peso do mundo em suas costas.
Depois de ver tantos filmes com Morgan Freeman sendo presidente dos Estados Unidos da América, os eleitores norte-americanos parecem entusiasmados até agora com a idéia de ter um negro no poder. E todo o resto planeta também comemora.
Agora é esperar pra ver, pois nos filmes onde Freeman atuou sempre havia alguma catástrofe envolvida. Ora, mas que coincidência, a catástrofe de agora é a crise financeira!
É a vida imitando a arte.



PIT STOP
********
Ontem o blog completou as suas 500 visitas oficiais. Sim, porque o contador só foi colocado no segundo dia de funcionamento. Foram algumas dezenas de comentários e muitos elogios. A opinião sincera de vocês é muito importante para a qualidade desse blog. Obrigada!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Hollywood não é mais a mesma

Se meus sonhos pudessem virar filmes, pareceriam com os enlatados americanos. Não pelas estórias sem criatividade e repetidas, nos dando a impressão de constantes remakes. Mas pelos fatos desconexos, que deixaria qualquer espectador no final com cara de "hã?".
Certo que Hollywood anda poupando seu din-din e preferindo investir nessas refilmangens e sequências, mas meus sonhos valeriam a pena.
Tá, mesmo com a verba pequena, quem sabe não poderia ser feito um milagre?
O filme dos meus sonhos poderia ser reproduzido em salas de cinema por todo o mundo, pirateado e exibido até no avião da presidência. Talvez não também.
Realmente fico em dúvida se devo propor à Hollywood uma produção de um dos meus sonhos, pois é possível que seja mais eficaz fazer de qualquer forma e postar no Youtube.

sábado, 1 de novembro de 2008

4 de novembro vem aí, lá lá lá lá lá lá

Fora a crise das bolsas em todo o mundo, que outro assunto é mais falado atualmente?
Não, não é Lindemberg e seus pupilos. Não é a crise entre Luana Piovani e seu ex par perfeito Dado Dolabella. Também não é a notícia de que os assassinos do caso Isabella irão a júri popular. Muito menos os shows que Madonna fará no Brasil.
Arrisca um palpite? Algumas pistas:
1- Não é aqui no Brasil;
2 - Trata-se de um movimento prestes a acontecer;
3 - Existem dois grandes homens envolvidos;
4 - Um dos dois é negro, ex líder comunitário, considerado o político 2.0;
5 - Ninguém aguenta mais ouvir falar disso todo dia nos jornais;
6 - Quando ocorrer, certamente a mídia ainda falará por mais umas 2 ou 3 semanas.

Já sabe o que é?